APRESENTAÇÃO

 

A fazenda Kuluene é localizada no Estado do Mato Grosso, às margens do rio que leva o mesmo nome, e a 14 anos é a morada do Nelore Jandaia. A propriedade de 5.537 ha, busca um modelo de produção sustentável, integrando uma natureza composta por belas reservas naturais e pastagens bem manejadas, basicamente de braquiária.

Há 47 anos, a seleção Nelore Jandaia direciona o processo de melhoramento genético de seu plantel com foco principal na precocidade e na conformação de carcaça obtidas em sistema de criação a pasto, com preservação das características raciais.

O Nelore Jandaia tem a visão de produzir animais adaptados ao sistema de produção à pasto, utilizando a experiência adquirida com os anos e a ciência, considerando ganho de peso, habilidade materna, temperamento, medidas morfométricas e avaliação visual funcional, tudo isso no incessante trabalho de melhorar os índices produtivos do rebanho a cada ano.


Disponibilizar, para venda, animais que tragam satisfação e lucro aos produtores que os adquirirem.


Criar e selecionar Nelore Produtivo a pasto, utilizando técnicas de manejo racional e com responsabilidade sócio-ambiental, a maneira economicamente mais eficiente e ética de produzir carne em ambiente tropical.


O Nelore Jandaia investe nos melhores técnicos e nas mais modernas ferramentas no processo de melhoramento genético para identificar e selecionar, sem artificialismo, os animais mais produtivos e funcionais, sempre aliado a importante caracterização racial.


Consciente da importância da preservação da biodiversidade local, a Fazenda Kuluene possui suas reservas de mata nativa conectadas pela bacia hidrográfica local, maneira pela qual são formados corredores ecológicos eficientes. O contraste das matas nativas com as pastagens de braquiária traduzem a beleza da criação sustentável do Nelore de capim.

Outro importante aspecto abordado na fazenda é a preocupação com o bem estar dos animais, traduzida com manejo racional pelos funcionários preparados para lidarem com o gado com calma e paciência, traduzida em eficiência. Dessa forma o gado responde com docilidade, sendo o temperamento mais uma característica considerada no programa de seleção do Nelore Jandaia. Bem estar dos funcionários também faz parte da filosofia da propriedade que sabe que quanto melhor a qualidade de vida dos colaboradores, mais eficiente e agradável será o trabalho com o gado.